Por meio do BNDES O Governo Federal utiliza vários incentivos e medidas para que equipamentos sejam produzidos por empresas dentro do país. A finalidade é movimentar a indústria local, e gerar mais empregos. Que tal entender sobre o Índice de Nacionalização de um Produto e descobrir como fazer este cálculo?

O índice de nacionalização é um valor definido pelo governo federal de quanto um equipamento ou um determinado produto deve ter de conteúdo produzido nacionalmente. Temos então, dois tipos de índices. O índice de nacionalização em VALOR (Iv) e o Índice de nacionalização em PESO (Ip).

Para que se calcule o Iv, o Governo criou uma fórmula matemática. e o BNDES distribui planilhas eletrônicas em seu site, que permitem fazer o processo de acordo com as regras e critérios vigentes.

Caso se pratique diferentes níveis de preços entre componentes importados e há MÁQUINAS ou EQUIPAMENTOS similares, será feita uma ponderação entre estes valores com o intuito de aplicar os descontos exatamente da mesma forma. Em caso de conversão de moedas, será preciso ter-se por base a data de emissão da Nota Fiscal de Venda da MÁQUINA ou EQUIPAMENTO? Um exemplo do cálculo de determinação do ÍNDICE DE VALOR de equipamento fabricado no Brasil, mas, com a utilização de itens importados na composição, pode mover o Iv para além do limite permitido ou seja, além do máximo aceitável para este determinado equipamento possa deixar de se beneficiar de linhas de crédito e licitações. No caso do Peso dos Componentes, o modo de calcular o Ip é semelhante ao do Iv, usando o mesmo exemplo, porém com peso em vez de reais, geralmente em Kg. A comprovação de Iv e Ip é feita através de um processo específico, junto ao BNDES a fim de provar a conformidade de seus produtos com os índices de nacionalização.